sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

:: TRAJETÓRIA DE "AVRAHAM" ::



Deus estava chamando Avraham” (Abraão), com 75 anos de idade, para que deixasse sua terra de origem e a casa de seu pai, sua posição de status e prosperidade, e viajasse à terra que Ele lhe mostraria. Um Deus desconhecido até então bradou sua voz, e “Avraham” ouviu e atendeu. Com isso, Abraão passou por situações e teve experiências e apreendemos com elas que:
Genesis 12 (hb.: “bereshit”): no hebraico original está escrito “Lech lechá meartzecha”, que significa "Sai [da tua parentela] para você (ti) mesmo". “Hashem” (hb. o Nome - usado pelos judeus para designar Deus) não está somente instruindo “Avraham” para viajar, mas sair para si mesmo, isto é, ele mesmo empreender uma viagem, ter experiências pessoais, viver um jornada própria. Entende-se que o maior beneficiado em ouvir a voz de Deus, e obedecê-la, somos nós mesmos. Sair para nós mesmos.
Isso quer dizer que ninguém que faz algo para Deus fica em prejuízo. Deus não deve nada para ninguém. Deus enriqueceu a Abraão, em todos os níveis.
Para o judeu, há 4 níveis de riqueza:
                        1º nível: “Gan”: dinheiro
                        2º nível: “Zeruth”: honra
                        3º nível: “Segulá”: tesouro (Jesus aconselhou juntar no Céu). Crédito com Deus no Céu, como Ezequias, que, quando o profeta anunciou a sua morte, ele orou, e tinha reserva diante de Deus, e Javé lhe retribuiu, dando-lhe 15 anos de vida.
                        4º nível: “Lichná”: Não tem palavra no Português, é uma riqueza que não                      tem preço, mas tem valor. Preço se negocia, valor não.
Aqui chega o 1º momento, Deus libera a palavra de vitória, e Abraão vence a guerra, e toma os despojos, as riquezas do inimigo derrotado. Mas, Shai'tan (hb. adversário - satanás), certamente, apostou que Abraão, após ser enriquecido por Deus, perderia o foco, esqueceria da voz que ouviu.
Em Bereshit 14, Abraão estava tomando os despojos, ajuntando as riquezas, e, enquanto isso, Deus envia um agente, um sacerdote misterioso, chamado Melquisedeque (Melki-Tsedek – Rei de Justiça), que serve pão e vinho aos criados. Nesse instante, Abraão deixa as riquezas de lado, ao perceber a presença de Melquisedeque, e se aproxima dele, para lhe dizimar, e este lhe abençoa. Abraão não se distraiu com riquezas, atentou para o espiritual.

Tiago Facchi
 Estudo baseado nas preleções do Pr. Yossef Akiva.

Nenhum comentário: