quinta-feira, 8 de agosto de 2013

:: MULHER SIRO-FENÍCIA ::

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã (Mateus 15:21-28).


Vamos analisar alguns aspectos desse ocorrido:

1) Aspectos relacionados à mulher:

1.1) A mulher precisava de um milagre - sua filha estava atormentada;

1.2) Aquele não era o tempo do ministério de Jesus para a mulher - Jesus estava ministrando, até então, só Judeus - por isso ela foi considerada cachorrinho;

1.3) A mulher tinha fé e humildade - para crer e aceitar a dura palavra de Jesus;

1.4) A mulher tinha duas opções diante da resposta de Jesus: - I abaixar a cabeça e ir embora frustrada; - II se humilhar e crer contra a esperança, pedindo migalhas;

1.5) Aquela mulher adiantou o tempo do milagre - Ana (I Sm 1ss) orou 25 anos por um milagre, e só o recebeu quando disse a Deus que daria o filho de volta ao Senhor - o tempo poderia ter sido adiantado, caso Ana no primeiro ano tivesse feita essa oração;

2) Aspectos relacionados aos apóstolos:

2.1) Os apóstolos se incomodaram com a presença da mulher;

2.2) Eles queriam mandá-la embora - pois gritava atrás deles;

2.3) Faltou visão espiritual e amor por aquela alma, que carecia da Jesus;

2.4) Uma visão religiosa os cercou, pois ela era cananéia, reputaram-na indigna de estar ali com o Mestre;

2.5) Pelos apóstolos, a mulher teria sido rechaçada e mandada embora; 

3) Aspectos relacionados à Jesus:

3.1) Jesus testou a fé daquela mulher;

3.2) Jesus teve misericórdia daquela mulher;

3.3) Jesus fez 80 km (de onde estava até Tiro e Sidom) por aquela mulher;

3.4) Jesus adiantou o tempo - um milagre para uma siro-fenícia - cananéia;

3.5) Jesus lhe disse: "seja feita conforme a tua vontade".

Deus quer nos abençoar, mas precisamos aprender com essa mulher, cujo nome sequer é citado na Bíblia. Ela não temeu por ser siro-fenícia, cananéia, mas, lutando contra todas circunstâncias, clamou por seu milagre.

Enfrentou a palavra contrária dos apóstolos, a dura parábola de Jesus, e, ainda assim, mesmo fragilizada pela situação familiar que enfrentava, CREU e RECEBEU O MILAGRE.

Jesus quer achar em nós corações humildades, com uma fé inabalável. Em suma, Jesus quer nos abençoar, mas precisamos estar prontos para recebe-la (Lembra de Ana - 25 anos orando, podia ter sido antes). 


O Pr. Benny Hinn diz: Você não ganha a unção por merecer ou por buscar, tão-somente. Deus te dá unção quando ver que você está preparado para ela. 

Precisamos ser treinados, edificados, melhorados e aperfeiçoados pelo Espírito Santo para que venhamos, como essa mulher, receber, atrair o favor de Deus, antecipar o decreto de Deus sobre nós.

Nenhum comentário: